Projeto criado pelo acadêmico da UNEB Nilton Milanez é abraçado pelo Museu de Arte da Bahia. Primeiro encontro acontece dia 26 de abril
Com o objetivo de fomentar a produção e consumo da literatura LGBTI+, o professor e pesquisador Nilton Milanezfunda o CLUBE DE LEITURA: Literatura LGBTI+ independente da Bahia. O projeto cultural é 100% gratuito e realizará encontros mensais e abertos ao público no Museu de Arte da Bahia (MAB) a partir deste sábado, 26 de abril. A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil” o qual o educador coordena e está associado ao NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas em colaboração ao Colegiado de Letras Vernáculas da UNEB.
O primeiro encontro acontece dia 26 de abril, das 10h30 às 13h. “Discutir literatura LGBTI+ é discutir visibilidade, reconhecimento e pertencimento. É garantir que nossas histórias sejam lidas, celebradas e preservadas”, destaca o professor. O foco do projeto não é apenas na discussão dessa literatura, mas também na fomentação e estímulo à essa cultura no território baiano. “Serão momentos de acolhimento, inclusão e inspiração. O Clube se destina a pessoas lgbti+ e aliadas que leem e escrevem literatura lgbti+ independente produzida na Bahia”, explica o idealizador do projeto.
O pesquisador também ressalta que pessoas nascidas em outros lugares mas residentes na Bahia também são bem-vindas e podem apresentar suas obras. Ele mesmo nascido em Itatiba veio para o estado em 2007 e permaneceu desde então. Doutor em Linguística/Análise do Discurso pela UNESP/Ar – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Coordena o LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo/CNPq. Escritor com ênfase em literatura LGBT+, autor de Audiovisualidades em mim: autoanálise foucaultiana, criança viada e corpo na Ditadura (Labedisco Selo Editorial, 2024), Pavor de viver: contos gaysex (Bambi Brasil S/A, 2024, Ravi, o ursinho arco-íris (Usina de Textos, 2024) e Coleção Contos Gaysex (Bambi Brasil S/A, 2025). Suas obras estão disponíveis no site da Estante Virtual e o infantil no site da Usina de Textos.
Serviço:
O que? Encontros do Clube de Leitura de Literatura LGBTI+ Independente da Bahia
Quando? A partir do dia 26 de abril, 10h30 às 13h
Onde? Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória
Quanto? Gratuito
Como? Inscrições no link.