Os corredores do Colégio Omega, em Salvador, foram tomados por inovação e entusiasmo nesta terça-feira (29), durante a cerimônia de premiação da terceira edição do Hackathon ForEducation. A maratona tecnológica reuniu mais de 400 alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 14 anos, desafiados a criar soluções sustentáveis com o uso de inteligência artificial. Das 90 equipes inscritas, 18 chegaram à final e concorreram nas categorias Melhor Design, Melhor Pitch, Melhor Protótipo e Campeão Geral.
Com o tema “IA para Conectar Gerações: Inovação com empatia e diálogo intergeracional”, o evento foi uma verdadeira imersão no universo da tecnologia e do pensamento crítico, unindo criatividade, empatia e propósito social. A iniciativa, que integra o programa da ForEducation Edtech, da Google, reforça a importância de preparar os jovens para os desafios contemporâneos e para o mercado de trabalho do futuro.
“O Hackathon é uma ferramenta poderosa que promove o protagonismo, a criatividade e o pensamento crítico”, destacou Adriano Souza, diretor pedagógico da escola. Já o coordenador do evento, Huglison Cardoso, celebrou o impacto da iniciativa: “Mais do que uma competição, o Hackathon desenvolve competências essenciais para o século XXI”.