O comportamento organizacional (CO) é um campo de estudo que investiga como indivíduos e grupos se comportam dentro das organizações. Este campo busca entender, prever e influenciar o comportamento humano no ambiente de trabalho, considerando fatores como cultura organizacional, motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo. O estudo do comportamento organizacional é fundamental para a melhoria do desempenho, já que, compreender o comportamento dos colaboradores pode levar a um aumento na produtividade e eficiência.
Pesquisa realizada pela consultoria Robert Half em colaboração com o FGV Ibre, revela que 89 % das empresas reconhecem que funcionários satisfeitos sãofuncionários produtivos, capazes de entender as necessidades e motivações de sua equipe e que favorecemum ambiente de trabalho mais positivo, resultando em maior satisfação e retenção de talento. Outra pesquisa, de 2024, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenadomostra que para 48% dos brasileiros a qualidade de vida dos trabalhadores do país é regular. Dentre os que se posicionam nos extremos, 35% avaliam como ruim ou péssima e apenas 16% como boa ou ótima. Os profissionais mais atingidos e insatisfeitos estão nas áreas de saúde e educação. A satisfação dos funcionários da área de saúde caiu 32% nos últimos três anos, mas metade dessa queda ocorreu apenas em 2023.
As organizações precisam, definitivamente, de pessoas para alcançar seus objetivos, pessoas talentosas, qualificadas, comprometidas e satisfeitas que sejam capazes de fazer além do esperado para o sucesso de um projeto ou para alcançar uma meta. Entretanto, pessoas insatisfeitas contaminam o ambiente de trabalho e comprometem os resultados de toda a equipe, favorecendo a distração, falta de concentração, foco, ausência de comprometimento e o aumento de conflitos com colegas.
Além das competências técnicas (Hard Skill), necessárias para o bom desempenho profissional, o atual mundo do trabalho gira em torno das competências comportamentais (Soft Skill) sendo a área de Comportamento Organizacional responsável em realizar o estudo sobre os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas. É uma área da psicologia que se dedica a entender os fenômenos do comportamento humano que acontecem no ambiente de trabalho.
Vários aspectos deverão ser trabalhados por um gestor de pessoas nas Organizações, relacionados ao comportamento organizacional, como a Inteligência Emocional, os conflitos, resoluções de problemas, adaptabilidade a mudanças, domínio pessoal e emocional,porém o autoconhecimento é imprescindível no trato das relações intra e interpessoais dentro da equipe de profissionais. O conhecimento sobre comportamento humano ajuda na resolução de conflitos e na promoção de um ambiente de trabalho harmonioso.
É importante reconhecer as próprias emoções e saberlidar com sentimentos e adequá-los a situações específicas, reconhecer as emoções nas outras pessoas por meio da empatia, avaliar os sentimentos no outro, desenvolver habilidades em relacionamentos interpessoais utilizando-se das competências sociais para interagir com outros indivíduos.
Cada um de nós tem um jeito especial de ser, de enxergar o mundo ao nosso redor e interagir com ele, o que nos torna indivíduos únicos e singulares. Temos características que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. Ao promover um ambiente de troca, união e permitir que os colaboradores expressem seus talentos em suas equipes, a empresa se coloca à frente de sua concorrência e poderá se beneficiar grandemente da contribuição de todos. O trabalho em equipe possui alguns desafios, um deles é a criação de um ambiente saudável e com um bom relacionamento interpessoal.
A ferramenta do Eneagrama da Personalidade é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento para ser aplicada nas organizações com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho harmônico e saudável, a partir do desenvolvimento do EU OBSERVADOR em cada funcionário e, conhecendo os colegas, profundamente, passar a compreender as atitudes dos membros da sua equipe, na perspectiva da empatia e acolhimento.Ninguém muda ninguém, ninguém muda sozinho, nós mudamos nos encontros. É nos relacionamentos que somos transformados.
Eneagrama é um modelo ou técnica muito precisa para a identificação, estudo e análise dos diferentes tipos de personalidade. O Eneagrama é um Sistema de Psicologia Transpessoal que proporciona autoconhecimento, cura de hábitos destrutivos e desenvolvimento de potencialidades inerentes ao tipo de personalidade correspondente. Ideal para diagnósticos, da medicina à área de recursos humanos, o Eneagramatrabalha decifrando todas as façanhas do relacionamento, pessoal e profissional e permite uma identificação correta das pessoas. Seu objetivo é aliviar conflitos individuais e compreender cada um dos tipos de personalidade. Ajuda equipes de trabalho a enxergar, por exemplo, o projeto de alguém, sob o ponto de vista da pessoa. Apesar da identificação intensa com alguma das personalidades, observa-se que todos nós apresentamos traços e potencialidades, mas o ideal é, antes de tudo, aprender que vivemos num automatismo e reconhecê-lo é o primeiro passo para começar nova vida e minorar nosso sofrimento.
Em suas buscas, geralmente, o ser humano sucumbe à ideia de que a verdadeira mudança, o verdadeiro conhecimento deve iniciar-se de fora para dentro. Sua capacidade de mudar as coisas não é equivalente à sua capacidade de mudar a si mesmo. Recentes pesquisas realizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), por exemplo, comprovam tal fato. Vários profissionais têm desenvolvido certos distúrbios como o de Burnout, mal que produz esgotamento emocional. É por isso que O ENEAGRAMA (doutrina tipológica) pode se constituir em um “caminho de sabedoria” para o mundo interior. Através dele é possível encontrar-se e, ENCONTRANDO-SE, restabelecer a harmonia nas relações consigo, e com os outros.
Marialva Gargur é pedagoga do Centro Universitário Estácio, Psicopedagoga, Assistente Social, Terapeuta Transpessoal e Mediadora de Conflitos.