A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza, na próxima terça-feira (27), uma oficina voltada para artistas, produtores, coletivos, grupos e gestores culturais de Salvador que atuam nos segmentos de teatro, dança e circo e que pretendem inscrever projetos no Chamadão das Artes Cênicas. O encontro virtual começa às 18h30, com transmissão ao vivo pelo canal da FGM no YouTube. Não é necessário fazer inscrição.
Acesse a Chamada Pública e outras informações aqui: https://fgm.salvador.ba.gov.br/chamadao-das-artes-cenicas-inscricoes-abertas/
Com duração de 2 horas, o encontro virtual será ministrado pela gerente de Projetos Especiais da FGM, Talita Costa, com o objetivo de ampliar o acesso e a participação do público-alvo na Chamada Pública nº 04/2025, que segue com inscrições abertas até 11 de junho.
“A realização desta oficina é uma ação estratégica para democratizar o acesso às políticas públicas de cultura do município, promovendo a transparência e o entendimento pleno sobre as regras, critérios e objetivos do edital. Esse espaço formativo permite que artistas, grupos e coletivos tirem dúvidas diretamente com a equipe responsável, o que contribui para a elaboração de propostas mais consistentes e alinhadas às exigências do chamamento”, destaca Talita.
Os participantes terão acesso a uma apresentação geral do Chamadão, orientações sobre documentação, estruturação dos projetos e critérios de avaliação, além de um espaço aberto para perguntas. A oficina vai contar com linguagem acessível, audiodescrição e Libras.
Chamadão das Artes Cênicas
O Chamadão das Artes Cênicas foi lançado pela FGM no dia 13 de maio, para contemplar propostas artísticas de Salvador nos segmentos de Teatro, Dança e Circo, reconhecendo a trajetória e a relevância dos profissionais que atuam nesses segmentos. As inscrições devem ser feitas até 11 de junho, por meio de formulário disponível no site da FGM, onde também estão outras informações.
O investimento total é de R$ 2 milhões, com aporte financeiro de até R$ 250 mil por projeto selecionado, seja ele para montagem de espetáculo inédito ou remontagem/manutenção de espetáculo que já esteve em cartaz na capital baiana. As propostas podem ser realizadas por artistas individuais, grupos ou coletivos artísticos e devem contemplar ao menos dez apresentações presenciais em Salvador, a serem executadas no período de 15 de outubro de 2025 a 31 de maio de 2026.
Podem participar Microempreendedores Individuais (MEIs) e Pessoas Jurídicas de Direito Privado com ou sem fins lucrativos. Os proponentes devem residir em Salvador há pelo menos dois anos e podem inscrever apenas uma proposta.
Foto: Caio Lírio
SERVIÇO
Oficina – Chamadão das Artes Cênicas
Quando: 27 de maio
Horário: 18h30
Onde: YouTube da FGM (https://www.youtube.com/watch?v=0rbkA0t6lQs)
Gratuito