Exatamente sete anos depois do lançamento do romance “Vermelho-Vida”(Patuá, 2018), a escritora baiana Mariana Paiva faz chegar ao público seu novo livro, “Minhas meninas”. O evento aconteceu no dia 12 de abril, sábado, às 16 horas, na Cervejaria Artmalte, no Rio Vermelho, como parte das comemorações do número 55 da Coleção Cartas Bahianas da P55 Edição, por onde o livro sai.
Na obra, estão contos que se debruçam sobre a vida de meninas e mulheres: seus sonhos, ideias, alegrias, esperanças, mas também suas dores, as violências que sofrem, abusos, tristezas. “São histórias que, muitas vezes, ficam invisíveis no cotidiano das famílias, no silêncio cúmplice das pessoas”, revela Mariana.
Cabe, na ficção da autora, desde o mais real da vida, que se encontra nas manchetes de jornal, como relacionamentos abusivos e outros tipos de violência, até o fantástico, como sereias e mulheres que burlam a morte com o poder de seu querer. Tudo ambientado na cidade de Salvador e seus arredores, em cenários como a praça Castro Alves, com seu Cine Glauber Rocha, e a praia do Guaibim, em Valença. “Contar meu lugar faz todo o sentido pra mim, que sou daqui, ainda mais depois do tempo que passei longe antes de voltar. Mesmo com todas as contradições que essa terra tem, eu amo minha Bahia”, diz a autora, que passou uma temporada em Campinas para fazer doutorado em Literatura na Unicamp. “O título já entrega muito: são as minhas meninas, as mulheres que que talvez eu queria que tivessem outras histórias, ou que fossem conhecidas. Por isso escrevê-las”.
No dia do lançamento do livro, a P55 ainda lança as obras “Push – entre sem bater”, de Claudius Portugal, e “Pré-estreia” (EP), de James Martins. O evento terá bate-papo com os autores e a autora, mediado pelo jornalista Renato Cordeiro, além de sorteio de livros.
Na mesma semana, Mariana Paiva mediará o encontro entre os escritores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório no Fronteiras do Pensamento, na quarta-feira, dia 09, às 20 horas, no Teatro Sesc Casa do Comércio.
Sobre a autora
Mariana Paiva é escritora, jornalista, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp e professora de escrita. Venceu o Prêmio Caymmi de Música com a composição “Ondas”, em parceria com Bruno Masi, é curadora e mediadora de leitura do Clube do Livro da LDM Bela Vista e fez intervenções poéticas em espetáculos da Orquestra Sinfônica da Bahia. Tem no currículo participações em diversas festas literárias, como FLIP, FLICA, Fligê, Flipf e Flipelô, e textos publicados em inglês, espanhol e alemão. Em 2013, Mariana foi artista-residente da Casa do Sol, onde Hilda Hilst viveu e escreveu grande parte de sua obra.
Serviço:
Lançamento de “Minhas meninas”, de Mariana Paiva, “Push – entre sem bater”, de Claudius Portugal, e “Pré-estreia (EP)”, de James Martins
12.04 (sábado) | 16 horas
Cervejaria ArtMalte (Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho, Salvador/BA)
entrada franca
Minhas Meninas
Autora: Mariana Paiva
Número de páginas: 52
ISBN: 978-65-88597-59-0
Preço: R$ 30
Editora: P55 Edição