As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Salvador desde o início da semana causaram diversos transtornos nesta terça-feira (6). Em Candeias, um deslizamento de terra interditou dez casas na Rua Getúlio Vargas, no bairro Areia, onde parte de três imóveis cedeu. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas 24 pessoas precisaram deixar suas residências.
“Quando o barranco da casa da vizinha cedeu, percebi que minha casa também corria risco. Precisei sair às pressas. Minha irmã me cedeu um espaço para guardar minhas coisas”, contou Elenilda dos Santos, uma das moradoras afetadas.
A Prefeitura de Candeias ofereceu abrigos em escolas para os desabrigados, mas a maioria optou por se hospedar na casa de familiares. De acordo com a secretária de Assistência Social, Soraia Cabral, a gestão municipal também está em busca de imóveis para alugar temporariamente para essas famílias.
Salvador registra alagamentos, queda de árvores e buracos em vias
Na capital baiana, os efeitos da chuva também foram severos. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou alagamentos em vias importantes, como a Avenida Paralela e a região da Cidade Baixa.
Na Avenida Paulo VI, bairro da Pituba, um carro ficou preso após o piso da pista ceder. Já na Rua Joaquim Ferreira, no Jardim das Margaridas, um ônibus caiu em um buraco e bloqueou a passagem entre o bairro e o Parque das Bromélias. Os moradores precisaram andar cerca de 300 metros para acessar um novo ponto de ônibus.