A iniciativa busca criar pontos de arte pública espalhados por comunidades de Salvador, conectando pessoas, histórias e territórios
Sob o mote “A arte vive onde a vida pulsa”, Salvador se prepara para a primeira etapa do projeto “Tem Arte nas Ruas”, que levará intervenções artísticas aos bairros do Curuzu, São João do Cabrito e Uruguai. Essa iniciativa celebra a arte urbana e a identidade cultural, conectando pessoas, histórias e territórios, gerando o fortalecimento da economia criativa local e intercâmbios culturais, através de 30 artistas, sendo 20 da Bahia e 10 de outros estados do Brasil, que transformarão as ruas em uma vibrante galeria a céu aberto. “Tem Arte nas Ruas” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Nubank e Larco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Nubank e Larco, e realização da Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
“O projeto nasceu do desejo de transformar o espaço público em palco e galeria, levando arte para onde as pessoas estão. Acreditamos que cultura acessível fortalece vínculos, valoriza talentos e ressignifica a cidade como um lugar de encontro, expressão e pertencimento.”, afirma Fernanda Bezerra, diretora executiva da Maré Produções, realizadora da ação.
Com curadoria de um dos maiores nomes da arte periférica em espaços públicos, Salete Perroni, renomada historiadora e produtora cultural, o projeto também oferecerá oficinas de grafite em parceria com instituições locais, disponibilizando até 150 vagas para diferentes faixas etárias, com foco na valorização da arte urbana e no desenvolvimento de habilidades criativas. “Todas as obras propostas passam por aprovação dos moradores e frequentadores das áreas onde serão realizadas, assegurando que as intervenções estejam em sintonia com as memórias, os valores e as vivências do local”, sinaliza, reforçando ainda, que dessa forma, as criações não apenas ocupam o espaço urbano, mas também estabelecem um diálogo direto com a comunidade, promovendo reconhecimento, pertencimento e reflexão por meio da arte.
As primeiras obras serão realizadas de 26 de maio a 7 de junho no Curuzu, em parceria com o Ilê Aiyê, símbolo da cultura e resistência negra. Nesta localidade, serão produzidas 13 obras, incluindo a restauração em grafite da obra de Mãe Hilda Jitolu, resgatando a ancestralidade, promovendo a autoestima e a visibilidade da beleza negra. Além disso, fachadas de quatro casas também serão revitalizadas. “A expectativa é que as obras gerem identificação, pertencimento e reflexão, tanto entre moradores quanto entre visitantes. A presença da arte nos espaços públicos transforma a paisagem cotidiana e cria oportunidades de encontro, reconhecimento e diálogo com a memória coletiva e as narrativas locais”, destaca Salete.
O projeto segue para o São João do Cabrito, conhecido por sua forte identidade cultural e expressões artísticas, e encerra no bairro do Uruguai, marcado por lutas sociais e manifestações culturais. Para mais informações, acompanhe as redes sociais: @temartenasruas.
A diretora de marketing da Larco Petróleo, uma das marcas patrocinadoras da iniciativa, Ana Paula Evangelista, reforça a importância da empresa firmar parceria em causas como essa. “Através do nosso apoio ao projeto ‘Tem Arte nas Ruas’, buscamos valorizar a cultura local, além de fortalecer a economia criativa e o seu impacto social positivo nas regiões onde atuamos, impulsionando a transformação da sociedade e a democratização da arte”, afirma a executiva.
“Tem Arte nas Ruas” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Nubank e Larco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Nubank e Larco, e realização da Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.